segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O DESENHO COMBATENDO A DEPRESSÃO

   Devido a uma situação que uma amiga esta passando com depressão. Surgiu uma ideia para tentar ajuda-la a se recuperar (a ideia é desenhar).

  Comecei a pesquisar para saber se minha ideia era valida, e ajuda-la melhor.
  A depressão é uma doença que afeta o estado mental e emocional, levando o ser humano a cometer falta de responsabilidade e caráter (em alguns casos)!
  Embora muitas pessoas acharem que depressão é frescura, é uma doença como qualquer outra, claro que os sintomas atingem mais o estado emocional do ser humano.
  A depressão tem cura, fazendo o tratamento corretamente, aceitando os conselhos psiquiátricos tomando os remédios antidepressivos. É importante o paciente ter força de vontade de correr atrás dos seus sonhos e objetivos, ter o auxilio de amigos e família.
  Ter pensamentos positivos também ajuda a superar a depressão, fazendo a firmações positivas, mentais sobre si mesmo e das circunstâncias.
- Por exemplo: “vai dar tudo certo”, “amanhã é outro dia”.
  Respirar profundamente, ajuda ( puxe o ar pelo nariz e solte pela boca).
  Embora esta escrevendo um pouco sobre este assunto, meu objetivo é ajudar com
uma alternativa a combater a depressão.
  Não só o desenho ajuda, mas a arte como um todo. A Pintura, dança, tocando instrumentos musicais, escultura e etc.
 
A primeira dica que estarei disponibilizando é para combater a ansiedade:

Desenhe uma linha firme, à mão livre, próximo às bordas do papel, contornando os quatro lados e cantos, sem erguer o lápis do papel, depois cruze o papel de lado a lado, primeiro com linhas verticais, depois com linhas horizontais, procurando manter a mesma distância, entre as linhas, as bordas da folha e as linhas adjacentes.



 Volte por sobre algumas das linhas, escurecendo-as, enfatizando-as, experimentando novas configurações. Inverte os movimentos à medida que trabalha, sabendo que você cria a linha e que esta, o papel e as formas que você elabora o levarão naturalmente ao próximo movimento.
  Experimente com outras folhas, desta vez fazendo talvez linhas diagonais e linhas que reforcem as bordas depois, outra com círculos. E outra com losangos. E outra com as linhas que você mesmo escolher.



  Estarei postando novas dicas o mais breve possivel.
 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O desenho artístico vem sido um dos meus maiores aliados na minha jornada contra a depressão, sempre amei desenhar, mas te ocupa a mente com coisas positivas e super construtivas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim procurar ocupar a mente da melhor forma possível, e de maneira que se sinta feliz pode ajudar bastante.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir